Institucional

O IAA – Instituto da Administração Automotiva é uma empresa especializada em gestão para empresas de reparação de veículos, cujo modelo foi inspirado no AMI – Automotive Management Institute dos Estados Unidos, trazido e adaptado para o Brasil de forma pioneira no ano de 2001, disponibilizando cursos e palestras relacionados a administração de oficinas e introduzindo o tema da gestão neste setor.

Na década de 90 o profissional Fabio Moraes iniciou uma longa jornada no campo da gestão em oficinas, período este marcado pelo início da informática no país onde os computadores (hardwares) eram os grandes protagonistas, sendo posteriormente substituído em importância pelos (softwares) que até hoje tem sua relevância, seja no papel fiscal/tributário, seja nos controles e inteligência das empresas.

Em 2001 criaram o IAA – Instituto da Administração Automotiva no Brasil com base em modelo norte americano, cuja especialização foi tratar de assuntos de gestão para as empresas de reparação de veículos.

Em 2006 em parceria com o CEA – Centro de Estudos Automotivos criaram o primeiro curso de “Formação Básica para Profissionais da Reparação de Veículos” onde formaram-se as primeiras turmas no Centro Universitário FEI – Faculdade de Engenharia Industrial no campus São Paulo, bairro da liberdade, mediante um corpo docente de grande experiência nas áreas jurídica, marketing, finanças, qualidade e pessoas, totalmente focado em empresas de reparação de veículos.

Em 2018 o IAA expandiu suas ações, além da capacitação, introduziu a consultoria dedicada a oficina e conteúdos relacionados a gestão do negócio. Nosso trabalho consiste em fazer com que o empresário tome suas decisões baseadas nas informações e Indicadores que permitam traçar estratégias comerciais, mercadológicas, de preços, de custos, que possam aliar sua experiência no negócio à ferramentas de gestão desenvolvidas especialmente para a classe empresarial (donos, dirigentes e executivos) de oficinas e centros automotivos.

O trabalho proposto tem como principal objetivo identificar problemas enfrentados pela oficina, avaliar a melhor proposta para resolver este problema e solucioná-lo através da transferência de conhecimentos, metodologias e no desenvolvimento de habilidades e atitudes, como o intuito de melhorar significantemente o desempenho da oficina e alcançar os resultados esperados, diminuindo incertezas e consequentemente os riscos para os investimentos planejados e auxiliando na manutenção da oficina no mercado.

Fábio Moraes