Plano de marketing para oficinas: saiba como desenvolvê-lo!

Você tem uma bela oficina, com uma grande cartela de clientes, equipamentos e ferramentas de ponta e profissionais qualificados. No entanto, não se engane, um plano de marketing para oficinas ainda é muito útil para você!

O marketing é a ferramenta da comunicação capaz de aumentar o seu lucro, fidelizando os clientes que já são atendidos por você e trazer novos consumidores para a sua oficina.

Mas então como funciona o plano de marketing para oficinas? Quais são as ferramentas possíveis? Como criar um plano de ações? Vamos explicar tudo, acompanhe!

Crie uma boa estratégia

Um bom gestor está sempre planejando e quando falamos sobre marketing isso não é diferente. Um plano de marketing para oficinas é um conjunto de estratégias que serão adotadas para a fidelização de clientes antigos e a conquista de novos consumidores.

Um erro comum na criação desta estratégia é confundir marketing com propaganda. Na verdade, são duas coisas diferentes. Uma vez que o marketing é um conjunto de ações de comunicação, que podem ser várias, inclusive uma propaganda.

Essas ações devem fazer com que você melhore a comunicação e relacionamento entre a sua oficina e seus clientes. Pense em como conquistar novos consumidores e como tratá-los após o serviço prestado. Após isso, imagine se há possibilidade de fazer promoções e eventos e se há como melhorar o atendimento.

Você vai gostar de ler: “Marketing para oficinas: atraia mais clientes para o seu negócio já!”

Problemas identificados. E agora?

Agora que você tem o norte do plano de marketing para oficinas, você deve ter percebido alguns gargalos. Você não se relaciona bem com os clientes? Não tem ideias claras de como atrair mais gente para a oficina? Não tem um sistema de pós-venda eficiente?

Bom, só há uma saída: melhorar! E o que o plano de marketing para oficinas tem a ver com isso? Tem tudo a ver!

Veja algumas ferramentas que podem ser úteis neste momento:

  • Tenha um site institucional – ele tem tudo para melhorar a maneira como você se relaciona com os seus clientes. Já que o site é um espaço em que você pode apresentar a oficina de forma institucional, é uma espécie de porta de entrada para que novos clientes cheguem até o serviço prestado pela oficina.
  • Esteja presente nas redes sociais – Facebook, Instagram estão no dia a dia das pessoas. As oficinas que estão presentes nestas redes têm maiores possibilidades de cativar estes consumidores em potencial e fazer com que eles, de fato, se tornem novos clientes.
  • Invista em e-mail marketing – O e-mail marketing é uma ferramenta para que você use toda sua experiência no setor para chamar a atenção dos seus clientes. Manter seus clientes bem informados, oferecer bônus, ofertas, novos produtos e serviços é uma ótima ação no seu plano de marketing para oficinas.
  • Não se esqueça do mundo real – Uma faixa na porta da sua oficina é uma forma de marketing. Panfletos são outra. Faça uma boa divulgação online, mas não se esqueça do offline. Em ambos os casos você pode oferecer promoções, descontos ou o que a sua imaginação inventar para atrair mais cliente.
  • Cartão fidelidade – Quem não gosta de se sentir especial? Ofereça um cartão fidelidade e transforme aquele cliente que sempre está de volta em um parceiro, com descontos, facilidades e atendimento diferenciado. Pode ter certeza de que ele voltará mais vezes!

Veja aqui um vídeo que o Fábio Moraes fala sobre marketing para oficina!

Como fazer tudo isso?

Tome um cuidado: não tente fazer tudo sozinho! Existem ótimos profissionais de comunicação no mercado que podem te ajudar na criação e na execução de um plano de marketing para oficinas, tanto online como offline.

Investir em um profissional te ajuda a evitar desgastes com erros de português ou de construção das peças de marketing. Lembre-se que uma comunicação malfeita pode acabar até mesmo arranhando a imagem do seu negócio.

Mantenha a qualidade!

Por mais que você se esforce nas estratégias do plano de marketing para oficinas, lembre-se que o seu foco principal deve ser na entrega de um serviço bem feito e por isso cuide muito bem da qualidade no atendimento e na entrega dos serviços para seu cliente.

O marketing tem o poder de atrair mais gente, mas no fim das contas, é a excelência do serviço da sua oficina que vai trazer uma experiência positiva aos seus clientes!

Você pode saber mais sobre esse assunto, lendo textos como este em nosso blog e muitos outros sobre gestão para oficinas. Ah, não se esqueça de deixar seus comentários!

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