Diesel: será que este é o melhor combustível para o seu cliente?

Sabe quando você passa o olho no preço dos combustíveis e paira a dúvida entre ter um carro à gasolina ou a diesel? Será que é o momento de ter um SUV (Sport Utility Vehicle)?

Pouco tempo atrás só era possível encontrar veículos de passeio com a característica flex, hoje os SUV’s são mais uma opção, o que gerou alternativas para o mercado.

Sabendo disso, preparamos esse post que irá abordar algumas vantagens e desvantagens da utilização do diesel frente a gasolina.

Se você quer sanar as dúvidas do seu cliente, ajudando e explicando sobre qual carro terá o melhor custo benefício de acordo com cada perfil, continue a leitura! Essa é uma forma bem legal de você ajuda-lo e, ao mesmo tempo, criar uma relação de confiança!

Vantagens e desvantagens da utilização do diesel

Preço do veículo

Por serem veículos mais potentes, resistentes e carregarem alta tecnologia, os veículos que trabalham com diesel normalmente são muito mais caros. Quer um exemplo? Pesquise o valor de um veículo que trabalhe com gasolina e depois procure o mesmo tipo de veículo, porém compatível com o diesel.

Durabilidade

O motor a diesel utiliza a compressão para fazer dar a ignição, diferentemente do motor a gasolina, que necessita da centelha gerada pela vela de ignição, um sistema mais prejudicial à vida útil do motor.

Por isso, realizando os cuidados necessários, esse motor dificilmente deixará o seu cliente na mão, e ajudará a manter o valor de revenda pouco desvalorizado.

O grande problema acontece se esses cuidados não forem tomados. Como é um motor com componentes de alta tecnologia, é caro. Portanto, se apresentar problemas e precisar de manutenção, seu cliente deve estar preparado para a dor que ele causará ao seu bolso. Uma dica é regularmente estar atento aos níveis e ao filtro de óleo.

Economia e esportividade

Os carros a diesel conseguem alta performance com consumo reduzido de combustível, pesquisas mostram que um motor a diesel pode fazer até 25 quilômetros com um litro. Vantagem para a conta bancária e para o meio ambiente!

Emissão de gases

Apesar do diesel ter a reputação de ser mais poluente do que a gasolina, hoje em dia, isso não é verdade. Com o advento da tecnologia, os carros novos começaram a usar novos catalisadores e filtros, tornando os carros mais antigos os grandes ofensores na questão da poluição automobilística.

Talvez você também se interesse em ler sobre Gestão e Meio Ambiente no mercado automotivo.

Vibração

Vários motoristas ficam irritados com barulhos ou tremulações do veículo, não é mesmo? Então, que tal explicar ao seu cliente que a vibração forte é uma característica dos carros a diesel? Porém, não é difícil resolver esse problema!

soluções para os motores utilizando calibragens especiais, e para o corpo do motor são utilizados abafadores e isolantes, então ele não precisa se preocupar!

Valor do Seguro

No país em que vivemos é um risco enorme não ter seguro no carro. Uma dica legal é você lembrar o cliente que vale a pena estudar o valor do seguro para ajudar na escolha do veículo a ser comprado.

Aqui temos mais uma desvantagem para o motor a diesel, por ser muito visado por criminosos, os carros a diesel têm um seguro consideravelmente alto.

Preço do combustível

Nesse quesito quem sai ganhando é o diesel, a gasolina é mais cara.

Conforme o artigo expôs, para você saber se é mais vantajoso ter um carro a diesel é necessário estar com a calculadora na mão. Explique que é importante que ele faça um cálculo sobre os valores do carro, do seguro, das revisões periódicas – sua oficina pode, com certeza, ajudar nessa parte – do custo benefício por quilômetro rodado e, por fim, analisar se a opção é adequada ao próprio perfil.

Se ele é uma pessoa que percorre longos trajetos diariamente, provável que seja mais vantajoso optar por um veículo a diesel. Mas, se ele dirige por trajetos curtos, não irá valer a pena a economia de combustível frente os custos extras em relação à gasolina.

Entretanto, nem sempre o valor financeiro irá ditar o tom da escolha. Muitas vezes a escolha será motivada pela robustez ou pela vaidade de adquirir a esportividade que esses carros proporcionam.

Não se esqueça que se você tiver alguma dúvida ou sugestão pode deixar nos comentários que te respondemos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *