Quais são os tipos de pintura automotiva e suas diferenças?

Não são apenas os itens de segurança, conforto e tecnologia que evoluem a cada temporada nos veículos. Ao escolher um carro novo ou seminovo, sempre existem alguns fatores que podem influenciar na decisão do motorista, como a autonomia, o preço e a cor.

]

No setor automobilístico, o papel da pintura é proteção e estética. De acordo com o carro, são lançadas cores especiais – como azul e amarelo – ou ainda opções bicolores. Mas a maioria mantém as básicas, especialmente porque elas são mais baratas.

Um dos principais passos para obtermos uma pintura impecável em carros é saber qual tipo de pintura automotiva utilizar para chegar até o resultado desejado. Conhecê-las e entender suas diferenças é uma peça fundamental tanto para os motoristas quanto para os donos de oficinas que oferecem o serviço de pintura.

Sendo um fator relevante para os motoristas, é importante conhecer os prós e contras dos tipos de pintura automotiva para então escolher a mais adequada a suas necessidades. Por mais que tenham a base semelhante, existem três tipos mais comuns, que são a sólida, a metálica e a perolizada.

Bom, se você é dono de uma oficina que realiza o serviço de pintura, fique atento ao texto e conquiste seus clientes mostrando autoridade sobre o assunto, explicando e indicando a melhor solução para ele. Saiba as principais diferenças entre elas:

Tipos de pintura automotiva: quais são?

Pintura Sólida

É o tipo de pintura mais básica e está disponível em uma grande parte dos veículos. Esse tipo de pintura contém pigmentos de cor e usualmente está disponível nas cores branco, vermelho e preto.

As tintas utilizadas para pintura sólida contêm poliéster ou então poliuretano em suas fórmulas. A única diferença entre essas substâncias é que o poliéster precisa de aplicação de verniz, o que não ocorre no poliuretano.

A pintura sólida, por ser mais simples, fácil e barata de ser realizada, não modifica em nenhum aspecto o valor final do veículo a ser adquirido.

Pintura Metálica

Enquanto a pintura sólida é oferecida sem custos pelas montadoras, a metálica, assim como a tinta automotiva perolizada, costumam ser itens adicionais que aumentam o preço do automóvel.

Mas a grande diferença entre a metálica e a tinta automotiva perolizada e a sólida é que ela possui pigmentos de alumínio em sua composição e passa por um processo que é chamado de carga de efeito, que adiciona ao pigmento uma camada de laca e flocos de alumínio.

Com isso, ao receber a incidência de luz, a pintura apresenta um reflexo mais intenso e isso faz com que a cor pareça mais viva. A grande vantagem deste tipo de pintura é um efeito mais vibrante e a impressão de um carro mais brilhante e limpo, mesmo que ele não esteja.

Mas a tinta metálica exige, além de mais custos, cuidados especiais na hora da manutenção ou repintura de partes da carroceria do veículo.

Pintura Perolizada

Por fim, a mais elaborada das três, tem sua base de mica (pigmento com origem mineral) e pó de pérola, responsáveis por dar a sensação de cores diferentes dependendo do ambiente e da luz em que o carro se encontra.

A variação da cor branca em tom perolizado é um exemplo que pode ser visto com frequência nas ruas, embora seja o tipo mais caro. A pintura com uma tinta automotiva perolizada pode ultrapassar os R$ 2.500 no caso da compra de um veículo zero quilômetro.

Existem outros tipos?

Existem ainda outros tipos de pintura automotiva que não vêm de fábrica com os carros, ou seja, são realizadas em oficinas de pintura e ficam realmente bonitas, como a pintura candy e flake.

Nesse tipo de pintura, uma tinta semi transparente é utilizada com a finalidade de criar resultados intensos, combinando a tinta junto à base prata brilhante. Essa pintura causa efeitos de profundidade, e também um brilho metálico que pode ser potencializado por meio da incidência de luzes e raios solares.

Agora que você conhece os tipos de pinturas para carros, sua oficina pode oferecer diversas opções para seus clientes e ter uma ampla gama de serviços!

Está com alguma dificuldade nos processos da sua oficina? Confira a nossa consultoria para oficinas e melhore a administração da sua empresa!

Não se esqueça de deixar o seu comentário, dúvida ou sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *