6 dicas para fazer uma gestão de estoque eficiente na sua oficina

A gestão de estoque é indispensável para qualquer empresa que trabalha com a venda de algum tipo de produto. No caso das oficinas mecânicas a gestão é ainda mais importante.

A venda de um serviço de manutenção e reparo exige uma prévia quantidade de peças à disposição para serem utilizadas. É por isso que um estoque organizado pode garantir que você evite prejuízos com produtos vencidos, por exemplo, ou com a demora em encontrar algum material.

Sendo assim, vamos às seis dicas para gerenciar bem o estoque da sua oficina e não cair em nenhum prejuízo. Continue lendo!

Seis dicas para fazer uma boa gestão de estoque na sua oficina mecânica

1) Controle o fluxo de entrada e de saída

Controlar o fluxo de entrada e saída de produtos do departamento é o principal fator na gestão de estoque. O controle de entradas e saídas permite a reposição de produtos em falta e a atenção nos produtos com data de vencimento, para que sejam utilizados antes do prazo.

Esse controle também mantém o pleno funcionamento de outros setores, como a administração e a contabilidade, que registram os produtos.

2) Trabalhe com um software de gestão

A organização automática dos produtos ajuda na agilidade do processo e o controle de entrada e saída,como mencionado no primeiro item, fica mais fácil.

Isso ocorre por que os softwares organizam planilhas e através delas é mais fácil checar produtos que estão acabando, faltando ou para vencer. Utilizar um software que gerencie não somente o estoque, mas todas as áreas da sua empresa garante melhor visualização e controle sobre dados e informações importantes.

3) Fornecedores são parceiros

Seus fornecedores podem ser seus maiores parceiros de negócios. Mantê-lo próximos pode facilitar a negociação de descontos, formas de pagamento e prazos de entrega. Mantenha contato e não feche suas opções!

Um fornecedor pode acabar “te deixando na mão” quando você precisar. Por isso, tenha sempre uma rede de contatos atualizada.

4) Treine seus funcionários

Seus funcionários devem estar devidamente capacitados para utilizar este sistema de gerenciamento. Por isso, invista em treinamentos que mostrem a importância do sistema de gestão,não só para a empresa, mas também para eles.

Garantir a organização da oficina facilita o trabalho de todo mundo!

5) Faça um planejamento financeiro

É importante saber quanto você está gastando com reposição e troca de produtos. O planejamento financeiro controla não só os gastos que você está fazendo com o estoque como também evita desperdícios e compras desnecessárias.

Saber quanto você está gastando para manter as contas da empresa também é um controle importante.

6) Faça a contagem de peças

Fazer a contagem de peças do seu estoque, comparando o estoque contábil com o estoque físico registradonas planilhas é extremamente importante para o controle dos produtos.

Esse controle mais rigoroso garante menos falhas nas contas de estoque, evitando que isso influencie no resultado total da empresa.

Além disso, a contagem garante outros quatro benefícios para as oficinas: a redução de custos, a otimização do capital de giro, o aumento do faturamento e o aumento do lucro.

A redução de custos parte da identificação e da resolução das falhas encontradas, como por exemplo, deixar de comprar algum material que mesmo não registrado se encontrava no estoque.

A otimização do capital de giro acontece porque a identificação correta dos produtos evita desperdícios, influenciando também o aumento do faturamento e do lucro. Compras realizadas com mais coerência afetam diretamente nos resultados financeiros.

A gestão de estoque de peças de uma oficina mecânica é um conjunto de processos e iniciativas indispensáveis para o crescimento da empresa. Aderir a essas práticas garante mais lucro, mais competitividade e mais sucesso na administração do negócio.

Lembre-se que o estoque é o “dinheiro” da empresa. É ali que estão os investimentos em produtos e peças que serão utilizados para prestar o serviço que você oferece. Portanto, cuide do seu dinheiro e evite perdas desnecessárias!